4 dicas para melhorar o currículo e conseguir um bom emprego

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Você quer um emprego novo e é necessário que você apresente alguns itens fundamentais para conseguir a vaga. Você pode ter experiência na área, ter boas referências e ser uma pessoa realmente dedicada, mas seus esforços para conseguir um emprego não serão recompensados devido a um problema: seu currículo.

Hoje em dia o mercado de trabalho é muito competitivo, portanto, melhorar o currículo é uma forma de se destacar. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para que você consiga o melhor emprego a partir de um currículo nota dez!

Seja claro e direto no seu currículo

Ter um currículo apresentável e bem-feito é o primeiro ponto a ser pensado. Faça um currículo sucinto, resumindo de forma clara informações relevantes sobre você. Não use capa ou nenhum tipo de página introdutória.

Sua trajetória profissional pode ser a mais interessante do mundo, mas um bom currículo possui no máximo duas páginas, divididas em tópicos, sendo o nome os dados pessoais, objetivos, experiência profissional, formação e idiomas. Informe apenas os empregos que foram realmente relevantes. Descreva também resumidamente as atividades desempenhadas por você em cada um deles.

E por último, não basta informar ao empregador o tipo de profissional que você é. Também é necessário deixar claro o tipo de cargo ou função que tem em vista. Por isso, o item objetivos vai mudar conforme a empresa para a qual o currículo é destinado.

Esteja bem informado sobre sua área

As empresas procuram profissionais que tenham uma ideia bem clara sobre a sua área de atuação, ou seja, saibam com o que irão lidar diariamente. É muito importante que, independentemente da área, você esteja interessado nas novidades, informações e  mudanças do trabalho. Se um recrutador perceber que você conhece bastante sobre o emprego que quer, ele terá certeza de que suas chances de adaptação e de desempenhar bem a função serão enormes!

Tendo em mente as necessidades da área, é fácil destacar em seu currículo os pontos que vão te ajudar conquistar o emprego novo. Se você se candidata a uma vaga de caixa de supermercado, por exemplo, deve saber que é um trabalho que exige calma, dialogar com educação, estar disposto a ajudar o cliente. Sabendo disso, você destaca em seu currículo qualidades como paciência, agilidade para realizar o atendimento e demais habilidades importantes para a vaga.

Faça cursos técnicos

Cursos técnicos também são ótimas opções para chamar a atenção no currículo. Além do mais, são em sua maioria mais rápidos e financeiramente mais acessíveis do que os cursos de longa duração. São também uma forma de conseguir um acesso mais rápido ao mercado de trabalho e são considerados diferenciais no momento da contratação.

Verifique se há cursos técnicos ou de capatacitação próximos a você oferecidos gratuitamente.

Faça cursos em outras áreas

Mesmo que curso de idiomas, por exemplo, não são interessantes para sua área, não deixe de investir em diferenciais para se destacar. Cursos extra-curriculares são excelentes para destacar seu currículo no mercado de trabalho.

Cursos de idiomas variados, cursos de informática e práticas de oratória são excelentes para incrementar o currículo. Vale acrescentar qualquer informação extra. Não esqueça de relacionar essas habilidades com a atividade que você pretende exercer. Se você se candidatou à vaga de motorista, associe seu curso de violão à capacidade de se concentrar, por exemplo. Tenha certeza de que isso contará pontos quando o recrutador checar seu currículo.

Por último, não se esqueça que a apresentação do currículo é importante. Capriche na formatação e evite repetir dados. Suas experiências, aprendizado e conhecimentos sobre a área serão muito importantes para montar um currículo bom. E não se esqueça de sempre atualizar sua foto 3×4. Na hora de procurar emprego, o currículo é como um documento. Siga as nossas dicas e preencha seu currículo com as informações certas.

O mercado de trabalho espera por você! Boa sorte!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.