Como conseguir emprego no final do ano

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Com a proximidade do final de ano, as vagas de trabalho em diferentes setores do mercado aumentam. Vale destacar que normalmente as oportunidades são temporárias e destinadas a candidatos com perfis e formações variados.

Por causa da demanda urgente de profissionais na época do Natal e do Ano Novo, as empregadoras apresentam poucas exigências para a ocupação dos cargos, o que potencializa as chances dos candidatos. O período é ideal para profissionais em busca do primeiro emprego ou para pessoas que buscam melhores colocações, já que existem reais chances de efetivação, e para muitos pode ser o emprego certo.

Saiba onde procurar trabalho

Encontrar um emprego temporário é mais simples do que parece. Como a oferta de emprego nessa época é bem grande, os profissionais ligados nas oportunidades acabam saindo na frente, pois eles acompanham a abertura de vagas através das redes sociais, agências de emprego, blogs, sites e plataformas especializadas. Nessa época, shopping centers, pousadas e lojas de todos os portes recrutam novos colaboradores, já prevendo o aumento de clientes. O comércio e turismo realmente são os setores que mais contratam na temporada de final de ano.

A dica mais importante para conseguir um emprego temporário, é ficar atento aos canais de comunicação das empresas atuantes nesses segmentos. Além disso, não é difícil encontrar anúncios de empregos fixados nas vitrines ou entradas dos empregadores. Muitos shoppings, por exemplo, expõem as vagas para vendedor interno na porta do estabelecimentos. Fique de olho!

Envie o  currículo para várias empresas

Por mais que existam diversas vagas disponíveis nesse período, a concorrência é grande e pode dificultar a contratação. Por isso, não aposte todas as fichas em uma empresa apenas. Envie o currículo para várias contratantes, sempre levando em consideração o local, as condições de trabalho, a carga horária, os benefícios oferecidos e o ramo de atividade. Já que a temporada de empregos está aberta, que tal preparar agora um currículo bem completo e atrativo para concorrer a boas vagas?

Escolha as ofertas adequadas para o seu perfil

Não leve em consideração apenas as questões financeiras que envolvem a vaga. É importante trabalhar em uma área em que tenha afinidade e na qual exista sentimento de realização e possibilidade de crescimento. Antes de se candidatar, escolha as vagas de emprego mais adequadas ao seu perfil e verifique se as oportunidades contemplam suas características e habilidades pessoais. Se você é tímido, por exemplo, as propostas para vendedores talvez não sejam as mais indicadas. Por outro lado, existem muitas vagas para operadores de caixa e assistentes administrativos, funções que não exigem que o profissional seja tão comunicativo e extrovertido.

Aproveite a oportunidade para se destacar

Não é novidade que após o final do ano muitos profissionais são efetivados. De acordo com agências de recrutamento, o índice de efetivação varia entre 15% e 37%, de acordo o setor. Um funcionário só permanece na empresa quando ele se destaca, seja pela superação das metas ou pela proatividade que demonstra. Mesmo que a contratação teoricamente tenha um prazo de validade, é importante que o colaborador encare o emprego como algo duradouro e aja como se empresa estivesse avaliando o seu trabalho, da mesma forma que acontece no período de experiência.

Sendo assim, foque nos resultados, cumpra prazos, seja responsável, integre-se à equipe, use vocabulário e vestuário adequado, seja flexível e procure cumprir todas as suas tarefas com excelência. Lembre-se que o emprego temporário não é bico, mas sim o primeiro passo para um emprego permanente.

Já começou a procurar emprego neste final de ano?

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.