Como falar sobre seus pontos fracos?

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

O primeiro passo para saber a melhor forma de falar em uma entrevista sobre seus pontos fracos é identificá-los. Para isso, você precisa antes de tudo de um trabalho de auto-conhecimento.

Em entrevista com a diretora de RH da Emprego Ligado,  perguntamos qual seria a resposta ideal que ela gostaria de ouvir de um candidato. Ela afirma: “Não existe uma resposta padrão ou fórmula mágica, existe uma forma mais indicada para responder que não é simplesmente dar uma resposta clichê.”
Para falar de maneira mais concreta sobre seus pontos fracos, foram recomendados 3 passos simples:

1- Identifique o ponto fraco
A primeira coisa a ser feita é identificar claramente o seus pontos fracos, ele pode surgir de uma análise pessoal ou de um feedback de gestores e colegas. Também fique atento na hora de explicar para a empresa, quanto mais preciso você for, menos chances do recrutador fazer uma análise equivocada. Por exemplo, você pode dizer que percebeu que tinha uma dificuldade com número, e por isso mensurar seus resultados se tornava um desafio.

2- Dê um exemplo
Depois de expor para o recrutador qual é o ponto que você vai falar, é hora de explicar. A melhor maneira para fazer isso é dando um exemplo concreto de como você vivênciou e lidou com ele em alguma situação pessoal ou de trabalho. No caso do exemplo anterior, você pode afirmar que percebeu essa dificuldade quando entrou em uma empresa que exigia que você trabalhesse com dados mais concretos e cobrava resultados numéricos.

3- Demonstre evolução
Por fim, depois de ter explicado e fornecido um exemplo é importante mostrar o que você fez ou está fazendo para tentar amenizar esse ponto fraco. Nesse passo também é recomendável fornecer um exemplo de como você evoluiu. Por fim, você pode concluir dizendo que aprendeu novas formas de mensuração e conseguiu fazer um bom trabalho na empresa, conquistando até um feedback positivo do seu gestor.

Muitas vezes os recrutadores farão essas perguntas, e você tem que estar pronto para responder. Porém, hoje em dia já existem meios mais recomendáveis de identificar os pontos fracos dos candidatos, por exemplo uma entrevista com análise de competência ou outros meios não tão subjetivos podem ajudar a tomar uma decisão mais certa na hora de recrutar.

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.