Como identificar que estou desmotivado no trabalho?

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Muitas vezes depois de passar um grande período em uma mesma empresa — e, principalmente, em uma mesma função — algumas pessoas tendem a se sentir desanimadas e desmotivadas para trabalhar. Essa situação é ruim não só para o funcionário — que perde a vontade de trabalhar — mas também para a empresa, afinal, colaborador desmotivado rende menos.

Pensando nesse tema, resolvemos fazer o artigo de hoje mostrando alguns pontos que podem indicar que você está desmotivado no trabalho e o que fazer nesses casos. Continue acompanhando e confira!

Você já acorda detestando a ideia de ter que ir trabalhar

Se, em pleno cenário de crise no Brasil, você acorda reclamando do seu trabalho, sem nenhuma vontade de sair para trabalhar e aprender coisas novas, isso pode ser um sinal de que a desmotivação já bateu à sua porta, afinal existe muita gente por ai rezando para não ser mandado embora. Acordar com aquela preguicinha e vontade de ficar um pouco mais na cama até que é normal, mas quando o sentimento de preguiça passa a ser “vontade zero” de trabalhar, ai você precisará rever a situação do seu emprego.

Você não aprende nada na sua função

Você repete todos os dias as mesmas coisas e não aprende — e muito menos se esforça para aprender — qualquer coisa nova. Esse também é um sinal de que algumas coisas precisam ser mudadas. Para ter uma vida profissional realizada, precisamos, além de nos sentir úteis, estar em um processo constante de desenvolvimento e aprendizado. Isso porque sempre podemos ser melhor do que já somos.

Se você não aprende e também não tem interesse em aprender coisas novas no seu trabalho, certamente você está desmotivado e uma boa alternativa seria, quem sabe, mudar de empresa ou de função. Converse com o setor de RH da sua empresa, explique que você quer experimentar coisas novas e verifique uma área que você gostaria de atuar. Se for bom também para a empresa, uma mudança pode ser a solução!

Nem mesmo a possibilidade de crescer na carreira é capaz de te empolgar

Se as oportunidades de crescimento na empresa existem, mas você anda deixando-as para trás porque não se sente atraído por nada que vê ali, então isso significa que é preciso mais do que mudar de função. Talvez seja hora de seguir outra área.

Se você se identificar nessa situação, é preciso pensar com cuidado: o que realmente você quer? Qual trabalho te traria realização não só profissional, mas também pessoal? Reflita sobre isso e faça a melhor escolha!

Você já não se relaciona bem com os colegas de trabalho

Para ser feliz em um emprego é preciso saber conviver e ter carisma por quem trabalha com você. Trabalhar em um ambiente tenso e sem coleguismo pode deixar qualquer pessoa frustrada ou desmotivada. Entretanto, o contrário também pode acontecer. Se você estiver tão instisfeito a ponto de não gostar nem mesmo da companhia dos seus colegas de trabalho e essa convivência se tornar insuportável, isso também significa que alguma coisa precisa mudar.

Esses são alguns sinais de que você pode estar desmotivado no trabalho. É importante, porém, saber distinguir uma desmotivação temporária de um desejo realmente verdadeiro de deixar o emprego. Lembre-se de que todas as pessoas passam por situações complicadas na vida, profissional, mas o importante é saber driblar essas dificuldades e plantar sempre as melhores sementes para cultivar uma vida profissional feliz e realizada. Invista em si mesmo e não deixe que a desmotivação te atrapalhe!

Você já se encontrou em alguma dessas situações? Como você lidou com isso? Tem alguma dica interessante para compartilhar? Escreva para nós através dos comentários e continue de olho nas nossas postagens!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.