Conheça as vantagens e desvantagens de se ficar em uma empresa por muito tempo

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

O que faz com que um profissional fique longos períodos em uma mesma empresa? Falta de coragem de assumir novos desafios ou a estabilidade e segurança por já conhecer o funcionamento, normas e funcionamento da empresa? Muitas vezes ficar períodos prolongados em um mesmo emprego pode ser sinal de estabilidade, bom desempenho, mas também pode significar acomodação e falta de ambição. No post de hoje colocaremos as vantagens e desvantagens de se ficar em uma empresa por muito tempo, confira abaixo:

Vantagens

Confiabilidade

Confiança é a base de todo relacionamento, seja ele profissional ou pessoal. Para a empresa ter um funcionário há muito tempo junto à organização, a confiabilidade e fidelidade entre as duas partes passa a existir e ser cada vez mais forte. O funcionário que fica muito tempo em uma empresa confia na empresa, e da mesma forma, a empresa confia no desempenho e bom resultado do funcionário que se mostra confiável e disciplinado.

Estabilidade e segurança

Ficar longos períodos em uma mesma empresa pode significar estabilidade e segurança. O empregado já conhece a empresa, o ambiente de trabalho, suas normas e funcionamento. Ele já está adaptado às tarefas, objetivos e resultados que são esperados e cobrados. Ambientes seguros e bom desempenho andam, na maioria das vezes, juntos!

Mais experiência e credibilidade

Justamente por estar muito tempo na função, o funcionário já conhece todo o processo e possui muito mais experiência em desempenhar o trabalho, e a certeza de que a empresa obterá bons resultados através do conhecimento de todo o processo pelo funcionário é bem maior. Isso proporciona mais credibilidade a este funcionário. A pessoa que fica mais tempo em suas escolhas é vista como determinada pelo mundo corporativo.

Crescimento profissional

Como o funcionário conhece bem a empresa, as chances de crescimento profissional são maiores dentro da organização. As empresas investem em seus bons funcionários, não querem perder seus talentos, e podem proporcionar treinamentos, promoções, melhores cargos e salários, bem como maiores responsabilidades também. A relação é de positiva para os dois lados.

Desvantagens

Zona de conforto

Permanecer por muito tempo em uma empresa pode fazer com que o funcionário fique acomodado, entrando na zona de conforto e deixando de buscar maiores desafios e aprendizados. Estar satisfeito em realizar as mesmas funções, sem buscar se atualizar no mercado pode ser um ponto negativo.

Falta de experiência

O funcionário que fica muito tempo em uma empresa pode ser interpretado como aquele que tem medo do novo, e não tem experiências múltiplas no mercado organizacional. Isso pode significar que ela seja um pouco limitado e que tenha problemas com adaptações, dificultando o bom resultado esperado por toda empresa.

Falta de perspectiva

Após um longo tempo dentro da mesma empresa, as chances de crescimento profissional podem cessar, causando frustração e desinteresse do funcionário. A falta de perspectiva desestimula o colaborador, influenciando diretamente no resultado de seu desempenho.

É difícil saber qual o tempo ou período ideal para se permanecer numa empresa. Não existe uma regra para isso. Mas fato é que deve ser uma via de mão dupla, sendo interessante e uma troca positiva para os dois lados, tanto para empresa quanto para o funcionário. Enquanto o funcionário tiver algo a acrescentar nos resultados da empresa, proporcionar crescimento ao funcionário e estiver feliz desempenhado sua função, por que não continuar?

Você acha que ficar muito tempo em uma empresa tem mais vantagens ou desvantagens? Qual a sua opinião? Compartilhe conosco através dos comentários!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.