Guia Emprego Ligado: Como conseguir seu primeiro emprego

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Encontrar vagas de primeiro emprego é sempre uma tarefa difícil, pois a insegurança e a inexperiência tornam tudo mais complicado. Para se manter calmo e confiante, é importante lembrar que até mesmo as pessoas bem-sucedidas profissionalmente passaram por essa fase.

Está na busca pelo primeiro emprego? Então confira as dicas que vão te ajudar a entrar no mercado de trabalho.

Saiba como elaborar um bom currículo

O currículo é a primeira forma de avaliação de um candidato, ele precisa ser um resumo de suas qualidades. Por isso, ele precisa ser bem elaborado, para aumentar suas chances de ser chamado para a primeira entrevista de emprego.

Quando for procurar seu primeiro emprego, não fique preocupado caso não tenha muita experiência. Um curriculum precisa ser sucinto. Não tente preencher espaço com atividades dispensáveis, isso não passa a impressão de ser mais experiente nem conquista os recrutadores. Eles reconhecem facilmente esse tipo de atitude. Nunca ter trabalhado na área pretendida é até bem visto por algumas empresas, que preferem moldar o profissional desde o início para suas atividades.

Um bom currículo deve conter seus dados pessoais, seus objetivos profissionais, sua formação e cursos complementares. Também vale a pena colocar outras habilidades que você possuir, como conhecimentos em informática e idiomas, mesmo que você não tenha um curso ou certificado. Mesmo que você ainda não tenha um currículo com boas referências, é sempre importante lembrar que experiência não é o único fator que conta na hora da contratação.

Procure por vagas com o seu perfil

O próximo passo é ir atrás das vagas que deseja. Os sites de emprego são ótimos para verificar as novas oportunidades e se candidatar naquelas que mais interessa.

Mesmo que seja seu primeiro emprego, procure vagas com os quais você se identifica e se sentiria à vontade realizando a função. Se você é tímido, trabalhar com vendas como vendedor ou promotor não é um boa opção, por exemplo. Não tente se encaixar em vagas que não têm o seu perfil, procure por aquelas onde seus talentos serão bem utilizados. Suas chances de ser contratado serão bem maiores, assim como suas oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Além disso, deixe seus amigos e conhecidos saberem que você está procurando o seu primeiro emprego. Muitas oportunidades podem surgir por indicação deles.

Prepare-se para as entrevistas

Depois que você se candidatar às vagas, logo as suas primeiras entrevistas vão aparecer. Se demorar um pouco não se desespere, a análise dos currículos leva tempo e é natural que você só seja chamado algumas semanas depois.

Se for chamado para a entrevista, se prepare com antecedência. Saiba mais sobre a empresa para qual você está se candidatando, principalmente os valores, a missão e a visão de mercado.

Além disso, pense em quais podem ser as atribuições da vaga e quais qualidades suas são vantajosas para o exercício da função antecipadamente. Na hora da entrevista, destaque essas características e fale por que elas vão te ajudar nesse trabalho. Ouça o entrevistador com atenção e responda às perguntas de forma clara e simples. Durante toda a entrevista tenha em mente que o seu o principal objetivo ali é mostrar que você tem potencial para ser um ótimo profissional.

Depois da primeira entrevista, nada de ficar em casa esperando o telefone tocar. Continue sua busca, pois isso vai diminuir a ansiedade pela resposta e te manter atento para novas oportunidades. Se dessa vez não der certo, você já sabe por onde começar! Pensamento positivo e confiança em si mesmo são essenciais nessa etapa de sua vida, além de serem qualidades necessárias para a construção de uma carreira de sucesso.

E aí, tem mais alguma dica para quem está começando? E quem já conseguiu o primeiro emprego, como fez para conseguir a vaga? Compartilhe com a gente nos comentários e continue acompanhando o Blog do Emprego Ligado!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.