Guia Emprego Ligado: Como conseguir um emprego de balconista

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Se você está à procura de um emprego, gosta de lidar com pessoas, tem facilidade para se comunicar e executar tarefas com agilidade, uma boa opção pode ser trabalhar como balconista.

Um balconista geralmente atua no comércio ajudando os compradores na escolha dos produtos ou serviços que eles querem adquirir. Ele precisa ser atencioso, paciente e saber reconhecer as necessidades do cliente, para indicar a melhor opção para cada pessoa. Em alguns casos, além do salário, o balconista também pode receber uma comissão por vendas assim como os vendedores e com isso aumentar sua renda mensal, além de ter sempre um estímulo para superar  suas metas e melhorar a qualidade do atendimento. O que o diferencia de um vendedor é que suas atividades estão restritas ao balcão do estabelecimento comercial.

Para aumentar suas chances na hora de conseguir uma vaga de balconista, vale a pena se ligar em alguns detalhes que podem  destacar você no meio de vários concorrentes!

Procure pela vaga

É comum e prático buscar vagas pela internet, não importa qual a área em que você quer atuar. Mas no caso do emprego de balconista, é bem fácil encontrar cartazes afixados nos próprios estabelecimentos comerciais que estão com as vagas abertas. Isso aumenta a possibilidade de encontrar um emprego próximo de sua casa e em locais que prefere trabalhar (pode uma loja de roupas, farmácia, no shopping, dentre outros).

Faça um currículo especialmente para o cargo pretendido

Seu primeiro passo para conseguir o emprego que tanto deseja é a apresentação de seu currículo. O ideal é que ele seja claro e objetivo, com destaque para as informações mais relevantes para a vaga que você almeja. Toda experiência que inclua trato com o público deve ser incluída, pois essa será sua principal função como balconistaCursos ou conhecimentos em informática também são muito bem-vindos, já que é provável que você tenha que lidar programas para ver os produtos em estoque, o cadastro dos clientes e até mesmo efetuar as vendas. Se você tem facilidade para mexer com computadores, deixe isso claro no currículo, mesmo que você não tenha cursos na área.

Se prepare para a entrevista

Agora que você conseguiu vencer a etapa de seleção dos currículos, é hora de mostrar suas qualidades na entrevista!

Procure saber mais detalhes da empresa que está oferecendo a vaga, como a missão, os valores e o tipo de serviço ou produto que ela oferece. Assim, você saberá com antecipação o que eles esperam de um funcionário e poderá se preparar melhor. Geralmente, esse tipo de informação está disponível no site das organizações, mas caso não tenha, tente conversar com pessoas que trabalham ou são clientes do lugar.

Saia de casa com bastante antecedência e vá vestido de forma discreta, apresentável, mas não precisa de luxo e exagero. Enquanto estiver no trabalho, você será a imagem da empresa diante dos clientes e a última impressão que vai querer passar é a de descaso.

Na hora da conversa

Depois dessa primeira impressão visual é hora da conversa. Uma boa comunicação é essencial para atender bem os clientes e deixá-los à vontade.  A entrevista de emprego é o melhor momento para  destacar essa qualidade em você.

Seja simpático, saiba ouvir o entrevistador e responda as perguntas com sinceridade. Nessa hora vale a pena reforçar os pontos mais fortes do seu currículo e também acrescentar outras características que não foram citadas nele, como boa comunicação, prazer em trabalhar com pessoas e identificação com o produto ou serviço que a empresa oferece. Mais do que pessoas eficientes na execução das tarefas, as empresas querem funcionários motivados, que acreditem naquilo que elas vendem e na importância de um atendimento de qualidade.

Depois da entrevista agradeça pela oportunidade e torça pelo melhor. E se não for dessa vez, nada de esquecer a experiência! Na próxima tentativa para se tornar balconista, você já saberá o que fazer e o que esperar.

Tem alguma dica que você sempre usa pra se dar bem nos processos seletivos? Trabalha ou já trabalhou como balconista e tem dicas para dar para quem está começando? Comente e compartilhe com a gente!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.