Guia Emprego Ligado: Como conseguir um emprego no varejo

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Houve um tempo em que bastava imprimir vários currículos e sair de loja em loja distribuindo-os que em pouco tempo você seria chamado para uma entrevista e as chances de ser contratado eram boas. Mas esse cenário mudou completamente com as exigências do mercado e as inscrições via internet (o que aumentou o número de candidatos por vaga). Achar trabalho está difícil, porém, há diversas formas para você encontrar o emprego ideal.

Hoje nós preparamos um guia para ajudar você a conseguir um emprego no varejo. Se interessou? Então confira as dicas a seguir.

Coloque o seu perfil profissional online

Encontre plataformas que permitam cadastrar o seu currículo online, pois muitos recrutadores estão contratando através desse meio. Uma pesquisa realizada recentemente pela revista Você S/A aponta que somente 7,4% dos RHs declararam não utilizar sites de empregos ou redes sociais na hora de contratar alguém. Além disso, ter um currículo na web facilita seu processo de busca na internet por vagas no varejo.

Construa um currículo ressaltando suas qualidades

Um varejista precisa ter habilidades inerentes à qualquer pessoa que trabalha com o público, tais como estar sempre atento, saber ajudar e ter atitude. Tudo isso serve para ajudar os clientes, os outros funcionários e cumprir bem as suas funções. Portanto, na hora de detalhar no currículo sobre suas habilidades e trabalhos anteriores, destaque as qualidades que são requisitos para o trabalho no varejo.

Vá às lojas de varejo que tem interesse em trabalhar

Ainda é comum que lojas anunciem nos próprios locais de venda a existência de vagas. Se tem alguma loja varejista próxima à sua casa ou uma que tenha interesse em trabalhar, visite-a para descobrir se há vagas abertas. No varejo, as possibilidades de cargo são diversas, de caixas de supermercado até vendedores e organizadores.

Converse com gente que trabalha na área de varejo

É claro que dá para conseguir um emprego sem conhecer alguém na área, mas indicações são sempre bem-vindas. Se você quer entrar no varejo converse com alguém que esteja trabalhando na área. Essa pessoa não precisa ser necessariamente algum amigo, pode ser um vendedor que você conheceu. Procure questioná-lo para saber como anda o mercado para quem deseja trabalhar na área, pergunte se ele sabe de alguma vaga disponível ou até mesmo se pode te indicar. Muitas oportunidades estão na nossa frente, basta saber explorá-las.

Conheça a empresa

Quando você for selecionado para uma entrevista de emprego, pesquise um pouco sobre a empresa de varejo antes de participar do processo. Entre na internet e faça uma busca da instituição para que você entenda quais são os valores, quais são os processos de trabalho e qual é a identidade da marca. Ao expor seus conhecimentos sobre a companhia ao entrevistador, você ganha pontos e transmite a imagem de uma pessoa interessada.

Capriche durante a entrevista

Chegar atrasado a uma entrevista de emprego é péssimo para qualquer cargo e isso pode fazer com que você perca a chance de conquistar a vaga antes mesmo de participar da seleção. Portanto, assim que souber o local da entrevista, procure descobrir o endereço e a forma de chegar até lá. Não deixe isso para última hora e esteja preparado para imprevistos.

Outra dica para entrevista é quanto às roupas a serem usadas no momento. O importante mesmo é conhecer o local e se vestir de acordo com ele. Se o ambiente for mais descontraído e você escolher um terno e gravata é capaz de se sentir deslocado. Independentemente disso, vá com os cabelos arrumados, roupas passadas. Uma boa aparência conta pontos a seu favor!

Esperamos que com as nossas dicas você consiga um ótimo emprego no varejo. Boa sorte!

 

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.