Investir em qualidade de vida no trabalho é um bom negócio

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Não podemos negar que a vida dos trabalhadores no Brasil e em grande parte do mundo não é fácil. Com a má qualidade dos transportes públicos que fazem do percurso de ir e voltar do trabalho uma experiência estressante, além da jornada de trabalho de 8 horas diárias, é preciso que, pelo menos, a vivência no local de trabalho seja agradável, para proporcionar mais qualidade de vida e ânimo para seus trabalhadores.

Investir em qualidade de vida no trabalho é bom não só para os funcionários mas também para os empresários, pois isso implica em funcionários mais motivados e, consequentemente, mais produtivos. Quer saber mais sobre essas e outras razões para tornar a sua empresa um local melhor para se trabalhar? Acompanhe conosco nosso texto!

Quais medidas podem ser tomadas para aumentar a qualidade de vida no trabalho?

As ações para a qualidade de vida no trabalho relacionam-se com temas da área da saúde em sentido amplo, que buscam tanto a saúde física quanto a saúde psíquica dos profissionais.

Nesse sentido, essas ações estimulam o cuidado de si e oferecem um suporte para que esse cuidado seja efetivamente realizado, com atividades que ocorrem dentro da própria empresa. Veja alguns exemplos:

Programas de saúde

Periodicamente o ambiente de trabalho é visitado por profissionais da saúde para medir a pressão dos funcionários, fazer outros exames rápidos e dar orientações sobre uma vida mais saudável. Palestras sobre tabagismo, sedentarismo e temas afins podem ser realizadas para conduzir os funcionários a um melhor estilo de vida.

Ginástica laboral

Esta modalidade serve não apenas para exercitar o corpo dos funcionários, mas também para melhorar a interação entre eles através de uma ocasião mais descontraída. Além disso, a ginástica laboral os deixará mais energizados, bem dispostos e minimizará possíveis dores musculares causadas pelos movimentos do próprio trabalho.

Massagem

Algumas empresas realizam convênios com massagistas para que seus funcionários possam desfrutar desse benefício através de valores bem mais baixos. As sessões de massagem podem ser feitas na própria empresa em horários estabelecidos.

Grupos para orientação nutricional

Se alguns funcionários estão acima do peso, podem ser montados grupos para orientação nutricional sob coordenação de algum profissional da área. Dietas em conjunto podem ser estabelecidas para que os funcionários se sintam mais motivados e acompanhados na busca pelo peso ideal.

Convênios com academias e clínicas de bem-estar

Muitas empresas realizam convênios com academias e clínicas de bem-estar, para que seus profissionais possam se exercitar fisicamente e aumentar sua qualidade de vida.

Frutas

Uma ação simples que contribui com a saúde e a satisfação dos funcionários é oferecer diariamente frutas no momento do lanche coletivo da empresa. Essa iniciativa irá incentivar uma alimentação mais saudável e trazer mais bem-estar para as pessoas.

Benefícios

De um modo geral, os benefícios trazidos pela promoção da qualidade de vida no trabalho são os seguintes:

  • Atração de bons funcionários;
  • Menos rotatividade de funcionários;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de problemas emocionais e estresse;
  • Melhor relação entre a equipe;
  • Funcionários mais motivados;
  • Melhora na comunicação;
  • Boa imagem da empresa no mercado.

E então, a sua empresa está disposta a investir em ações que buscam aumentar a qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, da vida em geral de seus trabalhadores? Deixe o seu comentário! Esse investimento refletirá positivamente nos resultados da empresa, aumentando, ainda mais, o seu sucesso!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.