Por que comemoramos o Dia do Trabalho?

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Amanhã, dia 1º de Maio, comemoramos o Dia do Trabalho! Um dia importante porque nele é prestada homenagem aos trabalhadores, os que fazem a grandeza de seu país, que garantem a vida de sua família. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização. Para hoje termos essa data de comemoração, saiba que é graças à luta de muitos trabalhadores no passado que esse dia foi conquistado. Não, eles não lutaram por um feriado, mas sim por direitos fundamentais ao trabalho humano, como jornada de 8 horas e condições dignas de emprego.

A História por trás do feriado

Dia 1º de maio de 1886, em Chicago, mais de 1 milhão de trabalhadores saíram às ruas para protestar. Centenas foram presos pela polícia. Três dias depois, numa assembléia na praça Haymarket, uma bomba explodiu, matando dezenas de trabalhadores e ferindo outros 200. Mesmo ilegais e com tamanha repressão, os protestos resultaram em mudanças. Em 1890, o Congresso americano votou e aprovou a lei que fixava a carga horária de trabalho em oito horas. Antes disso, eram comuns jornadas de mais de 14 horas. Dá pra imaginar?

Aqui no Brasil, a chegada dos europeus no fim do século XIX e começo do século XX trouxe com eles os ideais de luta trabalhista. A Greve Geral de 1917 ajudou a pressionar o governo pela mudança no cenário operário. Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador, como também é chamado, em 1º de maio. A maior mudança, no entanto, veio bastante tempo depois, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em 1º de maio de 1943 (sim, a data foi escolhida propositalmente), Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.452  garantindo direitos básicos, como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

Nos dias de hoje!

Para todos os trabalhadores o Dia 1º de maio tem um gosto especial de celebração e conquista, além de ser uma homenagem a todos os que lutaram por condições dignas de trabalho. Desta forma, mais do que um dia de descanso para grande parte dos profissionais, a data deve servir como um momento de reflexão sobre o que ainda queremos e podemos mudar e quais são os nossos reais deveres e direitos no mercado de trabalho.

Muitas mudanças ainda podem ser feitas! O ideal é que cada vez mais trabalhadores e empresários, independentemente do local ou tipo de trabalho, busquem o equilíbrio e uma condição de trabalho justa, que beneficie ambos os lados.

Além disso, este dia é dedicado a você! Você que acorda cedo todos os dias, pega a condução, vai para o trabalho e dá o melhor de si todos os dias! 

Se você está na procura do seu emprego, fique calmo que já já chega! É só você continuar persistindo e não desistir!

E para você, qual o verdadeiro significado desta data? Conte sua opinião para a gente e não deixe de acompanhar o blog com notícias e curiosidades do mercado de trabalho.

Para encontrar o emprego de sucesso pra você, acesse https://www.empregoligado.com.br/ ou entre no nosso aplicativo e confira as vagas que temos para você mudar de vida!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.