Como saber quando é hora de mudar de emprego

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Se você não está mais feliz com o seu emprego, talvez esteja na hora de mudar e começar a procurar novas oportunidades. Não é fácil tomar uma decisão como essa mas, em certos momentos, é melhor sair do que trabalhar sem qualquer motivação.

Quando você trabalha em um ambiente do qual não gosta, tudo fica mais difícil e até a relação com os colegas pode ficar comprometida. Por isso, faça uma análise profunda e cautelosa do seu dia a dia na empresa. Será que ainda vale à pena?

Porém, apenas querer sair da empresa não é um bom motivo. Confira, a seguir, algumas situações em que pedir demissão pode ser a melhor opção:

Nenhuma promoção em vista

Estar muito tempo em um cargo não é bom sinal. Então, vamos analisar os fatos: a falta de promoção pode acontecer porque realmente você não corresponde ao que a empresa espera. Por outro lado, pode significar a falta de reconhecimento do seu trabalho.

Por isso, é sempre muito importante ponderar a situação antes de sair pedindo a demissão. Caso você tenha chegado à conclusão de que a segunda opção é a que se encaixa no seu caso, então siga em frente. Antes, tente uma conversa amistosa com a empresa e, se mesmo assim não funcionar, parta para outra.

Salários atrasados ou abaixo do valor de mercado

Atraso no pagamento de salário é um péssimo sinal, mas também exige uma análise dos fatos. Se é a primeira vez que isso ocorre e aconteceu por conta de uma situação específica, então não há motivo para desespero.

No entanto, se a empresa onde você trabalha está sempre atrasando o pagamento e realmente parece estar em péssimas condições financeiras, a saída pode ser a opção. Afinal, todos têm contas para pagar e com data marcada.

Outra situação que deve ser ponderada com cuidado é a defasagem salarial. Quando a empresa paga bem menos do que o mercado, talvez seja hora de ter uma conversa. Se ainda assim ficar só na promessa, procure outras oportunidades.

Os benefícios não compensam ou são inexistentes

Vale alimentação, plano de saúde e vale transporte são imprescindíveis. Se você não tem direito nem ao que é previsto por lei, é melhor procurar outra oportunidade.

Hoje, no entanto, as empresas estão mais preocupadas com a formação e o bem-estar físico e emocional dos seus colaboradores. Então, muitas delas oferecem ainda mais benefícios como auxílio creche para os filhos, participação nos lucros (PLR), vale refeição e alimentação, e bolsas de estudo.

Se a sua empresa não oferece nada disso, é uma boa ideia procurar uma que realmente valoriza os seus funcionários.

Falta de comprometimento quanto ao pagamento de horas extras

Você sempre fica além do seu horário e, quando é solicitado, entra antes e, ainda assim, não é pago e nem conta com banco de horas para suprir essa demanda dentro da empresa? Está errado.

Se você já tentou conversar, exigir o pagamento ou um acordo com banco de horas – porque é a lei – então talvez seja hora de deixar o emprego, afinal não é justo trabalhar sem remuneração adequada.

Esses são alguns dos motivos pelos quais vale a pena pedir demissão. Se no passado a regra era permanecer em um mesmo local de trabalho durante muitos anos, hoje a ideia é ter várias experiências diferentes, ou seja, estar sempre em busca de novas e melhores oportunidades.

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.