Saiba que oportunidades de emprego que aparecem em cada época do ano.

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

trabalho temporário é uma ótima oportunidade de se inserir no mercado, seja para quem busca experiência ou apenas uma renda extra. Nesse modelo, é possível conseguir oportunidades de trabalho em muitas áreas, com boas vantagens: você escolhe quando e onde quer trabalhar.

Normalmente, as empresas contratam trabalhadores extras para projetos especias ou quando preveem sobrecargas à equipe interna de colaboradores. É muito comum a contratação de vendedores, fiscais de loja, promotores e atendentes, entre outros. Tais empregos temporários surgem especialmente na véspera de datas comemorativas, como Natal, dia das mães e dia dos namorados. Para encontrar as melhores opções, confira algumas dicas de oportunidades para cada época do ano.

Janeiro/Fevereiro: Carnaval

Que o Brasil é o país do carnaval ninguém duvida. O que pouca gente percebe é que nesse período muitas oportunidades de trabalhos temporários aparecem em diversos segmentos relacionados à festa.

Além das funções relacionadas aos desfiles, como maquiadores, figurinistas e carnavalescos em geral, é possível vender produtos como espumas de carnaval, água, refrigerantes e bebidas alcoólicas, sanduíches e lanches rápidos como cachorro-quente e sorvete. Lembre-se de que é preciso autorização dos órgãos de vigilância sanitária para o comércio de alimentos.

Março/Abril: Páscoa

A Páscoa, por sua vez, é uma das melhores épocas para trabalhos temporários. Estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) apontam 20 mil vagas de empregos temporários relacionados à data. São contratados colaboradores para a área de produção dos ovos de chocolate, além de vagas de emprego para promotores de venda, auxiliares de transporte e armazenagem dos produtos. Fique atento ao período de contratação, pois ele começa até seis meses antes da Páscoa (por volta de outubro do ano anterior).

Maio/Junho: Dia das mães e dos namorados

O dia das mães também é uma boa época de recolocação no mercado. De acordo com uma pesquisa realizada em parceria da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) com o Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), em 2013, mais de 31 mil vagas foram abertas. Os principais segmentos são os de roupas, acessórios, perfumaria e aparelhos eletroeletrônicos.

Para o dia das mães, as principais vagas temporárias são de atendimento, estoquistas, crediário, vendedores internos e externos, repositores, telemarketing e embaladores, fiscais de loja e de caixa. No dia dos namorados, comemorado em junho, segue-se a tendência do dia das mães. Por isso, aproveite a oportunidade para se manter na empresa.

Julho/Agosto: Férias escolares e dia dos pais

As férias escolares trazem boas oportunidades, como parques aquáticos e de diversão, clubes, hotéis, acampamentos, bares, restaurantes e agências de turismo. Nesse período temos um aumento da demanda por atendentes, seguranças, manobristas, monitores de crianças e adolescentes.

O dia dos pais, em agosto, segue a lógica do dia das mães. Os principais segmentos de venda são roupas, especialmente as esportivas, além de calçados, livros, acessórios e eletroeletrônicos, como celulares, smartphones e tablets. As vagas temporárias normalmente são bem parecidas com as disponíveis no dia das mães.

Setembro/Outubro: Feriados nacionais e dia das crianças

O feriado de 7 de setembro é similar ao carnaval, no que diz respeito às oportunidades para temporários.

No dia das crianças, aumenta a demanda por profissionais de atendimento, vendedores, caixas e fiscais de loja, especialmente nas especializadas em brinquedos.

Novembro/Dezembro: Enfim, chegou o Natal

O período natalino é a melhor época do ano para quem busca um emprego temporário. Com o 13º salário, os consumidores têm mais dinheiro para gastar e isso se reflete em vendas. O grande aumento na demanda, cria muitas oportunidades. Mas fique atento: o período de contratação começa alguns meses antes. Neste período são abertas vagas de emprego temporário para operador de caixa, fiscal de supermercado, vendedores, auxiliares para loja, estoquista e seguranças.

E então, é ou não é possível conseguir boas oportunidades ao longo do ano? Acredite no seu potencial e não tenha medo de arregaçar as mangas. O mercado espera por você!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.