Como manter a calma durante o desemprego

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Estar desempregado não é fácil, ainda mais se temos família para sustentar e contas que dependem de nós. Por esse motivo, muitas pessoas que estão procurando trabalho ficam nervosas nesse período. Acontece que se sentir pressionado é normal até certo ponto, mas é importante buscar maneiras de se acalmar para que você possa lidar com a situação da melhor forma possível. Afinal, ficar estressado não vai ajudar você a encontrar um emprego mais rápido, só vai deixar você mais sobrecarregado emocionalmente.

Então, a primeira coisa que você precisa saber é que é possível passar por esse período difícil com tranquilidade até conseguir um emprego de novo. Veja a seguir como adaptar sua rotina para manter a calma e permanecer confiante!

Aproveite seu tempo

Com a troca da rotina de trabalho, use o tempo “livre” para atividades de lazer. Aproveite elas sem culpa enquanto fizerem bem. Visite a família, os amigos, faça um passeio, arrume a casa. Mas separe um tempo diário para melhorar as suas chances de empregabilidade.

Atualize seu currículo, mantenha contatos com pessoas que podem ajudar, faça cursos, especialize-se. A sua dedicação e sua preparação para encontrar um novo emprego fazem muita diferença em comparação a outros candidatos com quem vai disputar posições no mercado de trabalho.

Organize seu dia

Uma das coisas comuns quando estamos procurando emprego é não termos aquela rotina que tínhamos quando estávamos trabalhando. Sem horários fixos, muitas pessoas se sentem perdidas, não sabem por onde começar a fazer algo, e acabam se desanimando.

Por isso, mesmo que você não tenha um emprego fixo ainda, faça uma rotina para você, com horários definidos para acordar, tomar café, fazer comida, procurar vagas de emprego, fazer um exercício como caminhada, conversar com amigos e família, além de outras tarefas que talvez você tenha de fazer em casa. Quando você organiza seu tempo assim, você finaliza o dia tendo feito um monte de coisas, então se sente útil e mais animado.

O desemprego não te define

Você não é um desempregado, você está. É uma condição transitória! E acredite: ela vai passar, mas para isso você precisa agir. Invista em você e na sua carreira, porque ela está acontecendo mesmo sem um trabalho formal.

Se precisar garantir que as contas continuem em dia, procure trabalhos temporários ou como freelancer que permitam que você tenha tempo para focar no seu objetivo principal. E invista em você: estude, reforce o networking, prepare-se para entrevistas e acredite no seu potencial.

Fale para seus conhecidos que você está procurando emprego

Não é vergonha alguma dizer para as pessoas que você está em busca de emprego. Pelo contrário, quanto mais você informar os outros, mais chances você terá de receber indicações. Então, comece com sua família e amigos, depois fale também com conhecidos, pois você nunca sabe onde surgirá uma oportunidade. Além disso, quando as pessoas ao nosso redor compartilham a busca por emprego conosco, não nos sentimos tão nervosos e pressionados.

Se você tiver antigos contatos de pessoas com quem trabalhou, chefes e colegas, também não custa telefonar e deixar eles saberem que você está disponível para novos trabalhos. Quanto mais pessoas estiverem ajudando você a encontrar emprego, mais seguro você se sentirá.

Mantenha-se positivo

Pesquisas divulgadas pela universidade de Harvard mostram que o desemprego causa problemas de baixa autoestima e acaba impactando na saúde mental. E quanto maior o período sem vínculo e sem atividades remuneradas, maiores são as chances de deixar passar oportunidades ou de aceitar empregos que pagam e exigem muito menos do que a sua capacidade.

Reconheça suas habilidades e o valor do seu trabalho, mesmo que ele não tenha sido reconhecido por outros no passado. Entenda que você deve aprender com seus erros. Aliás, esta é a melhor maneira de lidar com qualquer situação negativa: analisar o aprendizado por trás dela.

Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil manter a calma! Você já colocou essas práticas no seu dia a dia enquanto procura emprego? Conte para a gente como você está enfrentando esse processo! Deixe o seu comentário e continue de olho no nosso blog!

Para as encontrar as melhores oportunidades, acesse o nosso site (https://www.empregoligado.com.br/) ou aplicativo! Temos vagas perto da sua casa, vagas sem experiência e o melhor, é totalmente grátis!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.