Como ser mais produtivo no trabalho: veja dicas

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Ser produtivo no seu ambiente de trabalho é fundamental para que você seja considerado um bom funcionário. Um trabalhador que termina todas as suas tarefas em tempo e as faz com qualidade tem muito mais chance de ser reconhecido, ganhar benefícios e até um aumento salarial! É por isso que listamos algumas dicas infalíveis para aumentar a produtividade no dia a dia de trabalho. Ficou curioso? Então confira o nosso artigo e saiba como ser mais produtivo.

Comece o dia bem

Se você tiver uma noite mal dormida, ou acordar ainda cansado, seu dia não será produtivo. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é ter uma boa noite de sono.

Após acordar, entretanto, é comum termos aquela preguiça para começar o dia. E, por isso, faça algo que o motive antes de ir para o trabalho. Você pode fazer alguma atividade física, ouvir músicas que você goste, ler um livro, passear com o cachorro, tanto faz! Mas faça algo que faça bem a você e não esqueça de tomar um bom café da manhã. Assim, com certeza, seu dia ganhará mais ânimo, e você certamente conseguirá aumentar a produtividade.

Como ser mais organizado e produtivo

Uma das principais razões que fazem a gente perder tempo e demorar mais para concluir tarefas é justamente a desorganização. Veja como ser mais organizado e produtivo: tire alguns minutos para organizar o seu dia, estabeleça metas diárias, faça uma lista de atribuições e, ao final da semana, tire um tempo um pouco maior para avaliar como foi sua semana – se você conseguiu bater todas as metas e no que perdeu mais tempo.

Defina claramente quais são as tarefas mais importantes e com prazos mais curtos, pois estas deverão ser feitas primeiro. As atividades que forem mais difíceis, você pode organizar para fazê-las nas horas que estiver mais disposto.

Nem sempre será possível realizar todas as tarefas do seu check-list. Procure ser responsável, pontual e sábio para gerenciar o tempo. Se você chegar na hora certa, não perderá momentos preciosos na execução das suas tarefas. Cuidar da agenda também faz toda diferença na autogestão do tempo. Segundo especialistas, outra medida importante é estabelecer um tempo limite para a execução de cada atividade. Por exemplo: 10 minutos para a organização da caixa de entrada, 45 minutos para o agendamento da reunião, uma hora para o arquivamento de pastas e assim por diante.

Não dá para negar que a produtividade pode ser comprometida pela desordem. Sendo assim, procure manter a sua área de trabalho limpa e organizada. Nada de deixar a papelada espalhada, os materiais de escritório desorganizados e as gavetas superlotadas. Lembre-se que o eu dia a dia de trabalho será muito mais ágil, eficiente e produtivo se cada coisa estiver em seu devido lugar.

Evite distrações

Quando dividimos nossa atenção entre várias tarefas, dificilmente conseguimos terminar sequer uma delas com rapidez, pois estamos sempre perdendo a concentração e precisando nos concentrar novamente no trabalho.

Se você deseja ser mais produtivo, se firmar ou crescer no emprego, o ideal é focar no trabalho e evitar distrações. Deixe as redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp para suas folgas. Não se esqueça que a menos que seu trabalho dependa dessas redes, elas devem ser exclusivas para seus momentos pessoais.

Ao mesmo tempo em que o e-mail pode ser um aliado da sua carreira, ele também pode ser um vilão. Checá-lo em horários aleatórios, conferir as mensagens toda hora, manter a caixa de entrada sobrecarregada e deixar de responder as mensagens pode te impedir de aumentar a produtividade. O ideal é que assim que chegar à empresa, o profissional cheque os seus e-mails e verifique se há pendências e urgências a serem resolvidas. Outra medida bacana é adotar uma ação imediata (arquivar, eliminar, responder, marcar) logo que a mensagem for lida.

Diga não à preguiça

Aumentar a sua produtividade dependerá de você ter força de vontade para vencer a preguiça. Quando pensamos que uma coisa vai dar muito trabalho, normalmente damos desculpas e deixamos para fazer depois. Porém, isso só atrasa a conclusão da tarefa e nos obriga a conviver mais tempo com o problema.

Então, esqueça as desculpas e comece as tarefas o quanto antes! Quanto mais cedo você começar, mais cedo irá terminar, assim podendo passar para a próxima atividade.

Tenha tempo para lazer e descanso

Por mais contraditório que possa parecer, se você tiver tempos de descanso, você será mais produtivo. Isso porque, quando você descansa fazendo algo que gosta, se livra do estresse e se esquece do trabalho por um tempo, ganhando disposição para novos desafios.

Para ser mais produtivo e render bastante no trabalho é preciso estar plenamente saudável. Justamente por isso, você deve apostar em uma alimentação rica e equilibrada, praticar exercícios físicos, dormir no mínimo oito horas por dia e adotar outros hábitos saudáveis, como por exemplo, ter momentos livres para o lazer e descanso.

Então, valorize os tempos de descanso nos finais de semana e após o expediente. Além disso, mesmo durante o trabalho, tire uns cinco minutos para espairecer quando as coisas estiverem muito difíceis. Assim você voltará com outro ânimo e conseguirá aumentar a produtividade no restante do dia! Mas lembre-se que nada pode infringir as regras da empresa! Seja sensato e não abuse.

Gostou das nossas dicas de como ser mais produtivo? Agora é hora de colocá-las em prática, executar um excelente trabalho e receber elogios dos seus superiores.

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.