Os maiores erros cometidos em entrevistas de emprego

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, não basta apenas ter um currículo bem feito e experiência na área. Bons candidatos podem perder excelentes oportunidades profissionais, caso cometam gafes durante entrevistas de emprego.

Evite que isso aconteça com você. Preste bastante atenção nos erros cometidos na entrevista de emprego listados abaixo.

Não exagere na hora de se vestir para a entrevista

Em uma entrevista de emprego, a aparência é importante. O visual cumpre o papel de causar a primeira impressão. Muitos candidatos acabam pecando pelo excesso, buscando impressionar os avaliadores. No mundo dos negócios, salvo raras exceções, ao invés de chamativas, as roupas devem ser sóbrias, discretas e ter um toque de personalidade.

Estampas exageradas, decotes profundos, saias curtas e acessórios extravagantes não devem ser cogitados pelas mulheres. Já os homens, devem evitar o uso de jeans, tênis e camiseta, afinal, essa combinação não é bacana em uma entrevista de emprego.

Na entrevista, não responda as perguntas com clichês

Essa é uma falha recorrente entre os candidatos, que diante de algumas perguntas, respondem com frases feitas e clichês. Em uma entrevista de emprego, é importante se destacar, mostrar originalidade e personalidade. Se o empregador questiona sobre o que você faria em determinada situação, ele está querendo saber o que você pensa. Portanto, evite floreios, frases poéticas e citações teóricas. Fazer uso desses artifícios revela imaturidade profissional e falta de confiança em si mesmo. Dentre as respostas mais previsíveis, está o típico clichê: “Meu maior defeito é também minha maior qualidade, o perfeccionismo”. O candidato que responde assim, demonstra que está despreparado para assumir o cargo.

Falar mal de empregadores anteriores

entrevista de emprego é a ocasião ideal para mostrar o melhor de você. Não é criticando o seu antigo chefe que irá conquistar o avaliador. Esse tipo de postura aponta para um traço de personalidade bastante negativo no mercado de trabalho: a indiscrição. Além disso, dá indícios de uma possível dificuldade de relacionamento interpessoal, afinal, quem fala mal do empregador, pode falar mal dos colegas e até mesmo dos clientes.

Caso o entrevistador pergunte os motivos pelos quais você saiu do seu último emprego, responda com sinceridade, sempre com ética, delicadeza e sem expor terceiros.

Demonstrar ansiedade ao entrevistador

É nesse quesito que muitos candidatos perdem pontos. Ao encontrarem o entrevistador, alguns profissionais demonstram ansiedade e insegurança. São evasivos nas respostas, tremem, gaguejam e até choram. Vale destacar que para aumentar as chances de contratação, é preciso controlar as emoções, transmitir equilíbrio e segurança durante a entrevista. Afinal, quando estiver no trabalho, você precisa ser calmo para conseguir se concentrar e desenvolver bem as suas atividades, principalmente nas entrevistas de cargos maiores (como por exemplo uma entrevista para vaga de chefe de cozinha)

Pesquisar sobre a empresa contratante e confiar no próprio potencial são requisitos fundamentais para manter a calma na entrevista. Optar por uma refeição leve e fazer exercícios de respiração antes de ser entrevistado também ajudam a deixá-lo mais calmo.

Cuidado com a arrogância durante a entrevista

O candidato confiante e articulado realmente se destaca nas entrevistas de emprego, mas em alguns casos, a autoconfiança pode beirar a arrogância. O candidato que não tem capacidade de expor seus defeitos, que elogia si mesmo de forma exagerada e não deixa o entrevistador falar, corre o risco de passar uma imagem de arrogante. Por melhor que seja o profissional, nenhuma empresa aprova esse tipo de postura. Sendo assim, reconheça que não sabe tudo, demonstre humildade para assumir seus erros, coragem para aceitar desafios e entusiasmo para aprender novas coisas.

Essa é uma verdade que todo candidato deve saber: preparar-se para entrevista de emprego é essencial! Atenção aos erros citados acima para não cometê-los, informe-se sobre a vaga oferecida, as habilidades necessárias para exercer o trabalho, como é a cultura da empresa e outros pontos importantes. Conseguir um emprego está em suas mãos, basta se dedicar!

Para as garantir lugar nas melhores entrevistas, acesse o nosso site (https://www.empregoligado.com.br/) ou aplicativo! Temos vagas perto da sua casa, vagas sem experiência e o melhor, é totalmente grátis!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.