Liderança comunicacional, o que é e qual sua importância

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Estudos indicam que 70% dos problemas administrativos pelos quais as empresas passam são decorrentes de falhas de comunicação entre os membros de uma equipe, ou entre os líderes e seus funcionários. Como você pode ver, este é um número expressivo que mostra que a comunicação deve ser a principal habilidade a ser trabalhada, e a principal qualidade a ser buscada em um líder que toma a frente dos processos de uma empresa.

Devido à sua importância e à necessidade de sua implantação, foi criado o conceito de “liderança comunicacional”, um exemplo de líder que sabe organizar suas ideias e as transmitir de maneira eficaz para seus funcionários. Quer saber melhor o que é a liderança comunicacional para incorporar essa qualidade em sua atuação? Acompanhe o nosso artigo!

Organizar as ideias antes de falar

Quem incorpora o papel de uma liderança comunicacional faz da comunicação um processo que começa não na fala, em um pensamento bem estruturado. Ou seja: antes de falar, o líder pensa no que precisa ser dito, avalia as suas consequências e tudo o que envolve o que será expresso.

Só depois de estar certo de seu pensamento é que ele expressa por meio da linguagem verbal e compartilha com os membros de sua equipe. Isso significa responsabilidade ao falar, busca por consistência, coerência e certeza. Essa atitude evita situações desagradáveis como voltar atrás no que foi dito, além de também evitar erros que podem acontecer devido à pressa e ausência de reflexão antes de dar as ordens.

Falar de um modo claro e objetivo

Uma empresa é um local onde ações são realizadas com vistas ao atendimento de clientes e parceiros e ao cumprimento com excelência de suas obrigações. Sendo assim, a comunicação deve ser o mais direta e objetiva possível, de modo que todos possam entendê-la, desde o funcionário com menor escolaridade até aquele com nível superior.

Uma empresa não é um local para exercer vaidades com a linguagem, mas sim para usá-la a favor dos objetivos da companhia. Ou seja, saber falar bem no ambiente profissional não é saber usar palavras difíceis e uma linguagem sofisticada e rebuscada, muito pelo contrário! Um líder comunicacional preza pela linguagem simples, direta e o mais universal possível, para que ambiguidades não sejam geradas e para que todos possam compreendê-lo sem problemas.

Linguagem inspiradora

Em determinados momentos, quando o que está em jogo não são as obrigações práticas, mas a motivação dos funcionários, o líder comunicacional precisa de alguns recursos de linguagem um pouco mais livres para transmitir o que deseja. Utilizar uma linguagem inspiradora que emocione, que cative e que convença também faz parte das habilidades desse líder. Ele é o responsável pelos discursos eloquentes e deve saber usar frases de efeito, metáforas, parábolas e referências de outros ícones. Sua importância está não só no que ele diz, mas no que ele inspira, colocando-se como um exemplo se sucesso a ser seguido.

E então, agora que você já sabe o que significa a liderança comunicacional você está pronto para desenvolver essas habilidades e ser reconhecido deste modo? Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar uma experiência, escreva pra gente!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.