Vai mudar de área? Veja as dicas para você encontrar a profissão ideal!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Você tem um trabalho que não combina com você, longe de casa, o horário não é compatível com sua rotina, o salário é baixo ou, simplesmente, o cargo não te faz feliz? Nesse momento, pode ser necessário mais do que uma mudança de empresa, sendo uma boa opção mudar de área, ou seja, encontrar a profissão ideal para você.

Está pensando em mudar de área? Veja as dicas para encontrar a profissão ideal:

Descubra suas qualidades, habilidades e paixões

Antes de mais nada, é muito importante que você compreenda que dificilmente se sentirá feliz e realizado se não descobrir quais são as suas paixões, qualidades e habilidades. Elas é que vão te ajudar a escolher a melhor carreira, aquela que mais se adequa ao seu perfil. Nesse caso, a dica é: pegue papel e caneta e divida-o em três colunas. Em cada uma liste suas qualidades, suas habilidades e suas paixões. Veja um exemplo:

trocar de area

Esse quadro vai te mostrar um pouco de quem é e do que gosta. Assim, fica mais fácil encontrar um trabalho que te deixe feliz. Seguindo o exemplo acima, a pessoa que gosta de artesanato, de conversar, que é comunicativa e organizada pode, de alguma maneira, ser um monitor em cursos de artesanato, por exemplo.

Mas vá com calma, ainda existem outros passos que vão te ajudar nessa análise!

Elimine os empregos que envolvem coisas que você não gosta

Agora que você já sabe do que gosta e quais são suas melhores qualidades, é o momento de listar os empregos que você não quer ter de jeito nenhum. Isso é importante porque, quando você está buscando uma nova área, seleciona muitas oportunidades elas podem não ter o seu perfil.

Assim, você também pode montar um quadro do que você não gosta para eliminar opções. Coloque uma coluna para “Não vou trabalhar como” e o “por quê.

Esteja disposto a aprender

Por fim, sabemos que os empregos são concorridos e que para consegui-los, além de ser bom no que faz, você precisa demonstrar interesse pela empresa e atitude no dia a dia. Então se acha que certa vaga é a ideal para você, não se desmotive por causa das dificuldades! Seja flexível e esteja disposto a prender sempre mais sobre sua função.

Tente se adaptar ao novo

Muita gente descobre o emprego dos sonhos trabalhando. Assim, caso esteja empregado ou acabou de receber a notícia de uma contratação, aproveite para conversar com os superiores, saber como pode melhorar e descubra se há chances de promoção. Tente dar o seu melhor para ver os resultados e ter estímulos para seguir na profissão. Mas se mesmo assim você quiser mudar, vá em frente e faça uma nova escolha!

Agora que sabe como fazer, vá em busca da profissão ideal lembrando-se que não existe emprego perfeito. O importante é você se dedicar e se sentir realizado!

E aí? Já encontrou a profissão ideal para você? Comente!

Para encontrar empregos em todas as áreas entre no nosso site empregoligado.com.br ou baixe nosso app na Play Store! Temos vagas de Vendas, Varejo, Administrativo e muito mais! Sem experiência e totalmente grátis!

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.