Quais setores existem mais vagas abertas no Brasil?

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

O Brasil possui diversas oportunidades de emprego nas mais diversas áreas e para inúmeras funções. De um lado, os profissionais procuram vagas de acordo com o seu perfil, e do outro, cada vez mais as empresas buscam profissionais qualificados para preencher o seu quadro de funcionários. E as possibilidades de encontro entre essas duas partes interessadas é enorme, desde que ambos fiquem atentos ao mercado.
Existem áreas que de fato possuem um número mais expressivo de vagas e que, constantemente, precisam de novos profissionais. Confira a seguir quais são os setores com mais oportunidades disponíveis no Brasil.

Serviços

Sem dúvida é um dos setores que mais emprega. As vagas mais ofertadas são cozinheiro, eletricista, motorista, mecânico, porteiro, entre outros. Em muitas oportunidades não é necessário ter experiência, desta forma pode ser uma boa chance para quem busca a primeira oportunidade de emprego.

Comércio

Também garante boas vagas durante todo o ano. Além dos vendedores, que são responsáveis pelas vendas, as lojas também apresentam uma grande demanda por caixas, gerentes de loja, entre outras funções. O número de oportunidades cresce ainda mais em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, entre outras.

Hotelaria e Turismo

Principalmente por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016, o setor ganhou grande destaque e criou diversas oportunidades. É uma demanda que ainda encontra dificuldades em ser preenchida e que, mesmo após os eventos esportivos, deve se manter em alta no mercado de trabalho.

Construção Civil

Ainda na onda dos eventos que estão ocorrendo no Brasil, também foi um setor que sentiu uma grande movimentação econômica. Além disso, diversos incentivos de obras públicas e particulares geraram um deficit de profissionais na construção civil, que mantém diversas vagas abertas.

Tecnologia da Informação

São inúmeras vagas relacionadas ao mundo digital que estão esperando por profissionais qualificados para as vagas de Desenvolvimento, Projetos, Programação. Com a internet em alta e as empresas cada vez mais apostando na tecnologia, todos os tipos de funções possuem oportunidades disponíveis.

Engenharia

A falta destes profissionais, em todas as especialidades, como Civil, Mecânica, Elétrica, entre outras, já é comentada há muito tempo. Anualmente, o Brasil forma metade dos engenheiros que precisa para preencher as vagas em aberto e até 2015 vai precisar de 300 mil novos profissionais, segundo a Federação Nacional dos Engenheiros, por isso é um setor que permanecerá em alta, com bons salários ofertados.
Como é possível observar, a demanda é grande por parte das organizações, mas é preciso definir qual a sua área de interesse e então se preparar para conseguir uma destas oportunidades. Algumas vagas exigem apenas aspectos comportamentais, como facilidade de comunicação e proatividade, já outras também necessitam de outras qualificações e conhecimentos mais técnicos. Ou seja, existe espaço para todos.
Agora que você já sabe quais são os setores com maior número de vagas no país, que tal compartilhar esse artigo com seus colegas que também possuem interesse? Aproveite para deixar sua opinião e continue acompanhando nosso blog, sempre com dicas e novidades sobre o mercado de trabalho.

FacebookLinkedInTwitterGoogle+PinterestWhatsAppEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.